
Guia Para Professores
Aplicando o documentário Luiz Telles Artista do Amanhã em sala de aula
Para acessar e baixar o guia completo em PDF clique aqui.
Para acesso direto ao filme clique aqui.
Para baixar o cartaz do filme clique aqui.
Apresentando o guia.
O Guia Para Professores foi elaborado como uma iniciativa independente da Setebarba Filmes, com o propósito de aproximar a obra do artista Luiz Telles das salas de aula e dos olhares curiosos dos estudantes. A partir do documentário Luiz Telles – Artista do Amanhã, propomos aos professores um conjunto de sugestões pedagógicas que ampliam o diálogo entre arte, meio ambiente e história local, por meio da linguagem audiovisual.
Vale destacar que este material não tem vínculo com o Ministério da Educação nem com políticas oficiais da educação básica. Ele nasce do desejo de compartilhar a potência da arte de Luiz Telles como ferramenta crítica e reflexiva, respeitando a autonomia dos educadores em escolher e adaptar os conteúdos conforme suas realidades escolares.
Apresentando o Filme.
Luiz Telles, Artista do Amanhã é um documentário que mergulha na trajetória singular do multiartista brasileiro Luiz Telles (1946-1991), cuja obra expressa de forma contundente o conflito entre natureza e concreto — tensão estética e existencial que atravessa sua trajetória. Filmado em Balneário Piçarras, cidade onde nasceu e para onde sempre retornava, o documentário resgata memórias íntimas e profissionais através de depoimentos de amigos, familiares e estudiosos, além de um vasto acervo de obras que vão de esculturas a delicadas obras em óleo sobre tela.
Através da pluralidade de materiais e linguagens, Telles forjou uma poética marcada pela resistência e pela crítica aos processos de verticalização que sufocam a paisagem natural. Seu trabalho revela a fragilidade das estruturas humanas diante da potência do tempo e do ambiente, condensando o impasse moderno entre a ânsia de permanência e a inevitabilidade da erosão.
Mais do que uma biografia, o filme é uma meditação sobre a arte como espaço de tensão, memória e resistência, revelando Luiz Telles como um artista à frente de seu tempo, cuja obra permanece vital e necessária.
Propostas de atividade.
Atividade 1: Conhecendo Luiz Telles.
Objetivo:
Apresentar o artista e suas obras para alunos que não o conhecem.
Procedimento:
Exibir o documentário. Após, solicitar que os alunos listem os principais temas abordados na obra e vida de Luiz Telles.
Debate orientado:
Como as obras refletem a relação entre o homem e a natureza? Quais imagens ou falas mais chamaram atenção?
Atividade 2: Debate sobre Concreto x Natureza.
Objetivo:
Discutir o conflito entre o ambiente natural e a interferência humana representado na obra de Luiz Telles.
Sugestão de abordagem:
Destacar as falas dos entrevistados que falam sobre a “visão distópica” e o “conflito do concreto contra a natureza”.
Propor um debate ou produção textual:
Como a obra de Luiz Telles se relaciona com discussões urbanísticas e ambientais da atualidade?
Explorar exemplos sobre a verticalização urbana em diferentes níveis, comparando duas cidades presentes na trajetória de Telles, sendo elas, Balneário Piçarras, cidade natal do artista, e a gigante capital de São Paulo.
Atividade 3: Produção Artística.
Objetivo:
Estimular a criatividade dos alunos e a conexão entre artes visuais, literatura e meio ambiente.
Procedimento:
Propor que os alunos criem uma obra (desenho, poema, texto, colagem) inspirada na obra de Luiz Telles.
Apresentar e discutir as criações em sala.
Sugestões de Debates e Discussões em Sala de Aula.
Qual é o papel da arte na denúncia de problemas sociais? Artistas contemporâneos usam suas artes como forma de denúncia?
Como a obra de Luiz Telles dialoga com o conceito de “paisagem” e identidade regional?
De que maneira o documentário revela a dimensão humana por trás do artista?
Atualmente, Balneário Piçarras é uma cidade em processo de verticalização urbana. Qual a importância da obra de Luiz Telles no diálogo com sua cidade natal? Como a obra de Luiz Telles viajou pelo tempo? Seu legado artístico como um tema urgente ou atemporal?
Qual a importância da existência do filme ‘Luiz Telles - Artista do Amanhã’ na documentação e no resgate da arte catarinense?
Luiz Telles é mais um artista brasileiro que, nos asnos 60, sai de uma pequena cidade rumo a capital de São Paulo em busca de aperfeiçoar sua arte. De lá pra cá, muitas coisas mudaram, o planeta se tornou mais globalizado e o acesso a internet foi democratizado. Quais as mudanças práticas que a globalização trouxe aos artistas emergentes?
Acesse o guia completo em PDF clique aqui e faça o download.
Conheça algumas obras de Luiz Telles:
![]() | ![]() | ![]() |
|---|---|---|
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() |











